Governo contrata mais trinta inspetores da Educação
O Ministério da Educação tem previsto, até ao final de outubro, o lançamento de um concurso para contratar 30 novos inspetores para a Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC), revelou fonte oficial do Governo ao CM.
A IGEC é a entidade responsável por controlar e fiscalizar o funcionamento do sistema educativo pré-escolar, básico, secundário e superior, assim como os serviços e organismos do Ministério da Educação.
O número de funcionários da IGEC deverá aumentar numa altura em que também o número de processos disciplinares a docentes cresceu. Segundo o último relatório de atividades e autoavaliação da IGEC, foram abertos, no ano passado, 421 procedimentos de ação disciplinar , dos quais 419 a professores. O número corresponde quase ao dobro dos registados em 2016, ano em que foram implementadas 219 ações.
Ao CM, o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares, Manuel Pereira, sublinhou a importância da IGEC nas escolas para interpretar leis. “Muitas vezes, instauram-nos processos porque interpretámos mal a questão jurídica. Não é justo”, disse.
Protesto por mais meios continua em Tortosendo
Os alunos da EB1 do Largo da Feira, em Tortosendo, no concelho da Covilhã, estão há uma semana em protesto, faltando às aulas, contra a redução de turmas. Segundo os encarregados de educação, a escola sempre teve quatro turmas, mas este ano o Instituto de Gestão Financeira da Educação só autorizou três.
Escolas em Évora com uma semana de atraso
As três escolas de Évora que falharam, na semana passada, o arranque do ano letivo devido à falta de funcionários já iniciaram as atividades letivas. A Escola Básica André de Resende foi a última, as aulas só começaram esta segunda-feira.
Fonte